Thursday 24 February 2011

O lado negro da forca

bom,vou contar um pouquinho do que estou fazendo agora no momento,mesmo pra quem nao e chef, mas sim para as pessoas entenderem como e o mundo dentro de um cozinha.estou trabalhando como sus chef junior num hotel em baker street aqui em londres.o hotel e 5 estrelas,mantem 3 rossettes e 1 michelin e um dos hoteis mais antigos da cidade...... venho trabalhando com chef de partie a quase 4 anos subi de cargo a apenas algums meses atras.comecei a ver como e mandar....parei de cozinhar e passei a fazer a parte burocratica tb.receber todos os deliveres,fazer a rota da semana dos chefs,chegar todas as sessoes antes de comecar  e depois de terminar o busy e ficar no passe na hora do servico.trabalho com um chef que e simplismente o capeta em pessoa,gordon ramasey e um doce do lado dele.nao vou dizer o nome dele nem o que ele disse para um outro chef esse dia mas foi bem foda.........de palavores, a seu burro, idiota pra baixo.no final do turno ele me chamou de canto e me disse.......marcus se vc nao for pulso firme vc nao vai tocar um cozinha assim numca.........vim para a casa pensando no que ele me disse,no fundo ele tem razao mas e um pouco demaziado pra mim eu acho,imaginei ele como Darth Vader do filme guerra nas estrelas, como nao me corromper ao lado negro da forca. quando se tem um cargo que envolve responsabilidades e ego vira uma mistura as vezes fatal.........prefiro buscar o equilibrio.

cuminns chef- (ajuda a fazer o preparo e abrir a sessao)
demi chef de patie-(ajuda no preparo a correr a sessao durante o servico)
chef de partie-(correr a sessao e e responsavel pelos outros cehf abaixo dele)
sous chef junior(toma conta da cozinha quando o head chef nao esta ou esta de folga)
sous chef senior(chef em treinamento para se tornar head chef)
head chef (resumindo e o big boss da cozinha)
rossete(guia dos melhores restaurantes do reino unido)
michelin(guia dos melhores restaurante do mundo)
busy(horario de rush)
rota(horario e dia em que os chefs vao trabalhar ou estao de folga)
passe(lugar onde sai todos os pratos e sao gritadas as comandas.)
sessao(estacoes por ex grill ,entradas,sobremesas)

No comments:

Post a Comment